Páginas

02 outubro, 2010

Vindimas 2010 na Quinta

A vindimar
O fim de semana de 25 e 26 de Setembro foi guardado por nós para a vindima na Quinta d'Anha! Foram dois dias de árduo trabalho a vindimar cerca de 800 quilos de uva tinta e branca moranga (uva americana) e ainda uva do produtor! O inicio da azafama estava marcado para as 8 horas da manhã, mas como não tínhamos patrão à nossa espera, acabamos por apenas começar perto das 9h30 da manhã de sábado. Antes, na sexta-feira à noite, já tínhamos masgado mais de 100  quilos de uva para a dorna afim de dar inicio mais cedo à fermentação! A primeira etapa terminou às 14 horas, pois havia um compromisso que não nos permitiu estar mais tempo na vinha. Á noite, começamos a tratar das pipas que iriam receber o vinho 3 após a fermentação. A 2º etapa da vindima começou às 9 da manhã de domingo com o vindimar do resto das uvas, que depois de transportadas para a "Adega", foram passadas na masgadeira, com o mosto a cair na dorna onde já se encontrava em fermentação o mosto dos dias anteriores. Agora era só esperar dois dias para retirar o já "espécie" de vinho da dorna para as pipas.

Uva para a masgadeira

Esta operação teve lugar na terça feira seguinte, com o enchimento de uma pipa de 250 litros, outra de 100 litros e ainda outra de 50 litros, esta última do suco proveniente da prensagem do mosto sólido que restou das dornas.
Depois de todo este trabalho, resta-nos esperar até Janeiro de 2011, para o engarrafamento do vinho,  que esperamos seja de qualidade, para consumir ao longo do ano, por nós, familiares e amigos!
Para o ano  iremos ter uma produção menor, queremos melhorar a qualidade da uva e consequentemente do vinho, e para isso as parreiras de uva de menor qualidade serão enxertadas com castas de uva de qualidade.

A uva moranga branca

Passar a uva pela masgadeira

Uma das pipas (50 litros)

É preciso mexer o mosto

Depois de cheia a pipa de 250 litros

Sem comentários:

Enviar um comentário